sexta-feira, 1 de junho de 2018

Sincronizar Google Tasks com Outlook

Sincronizar Google Tasks com Outlook 2016/2013/2010/2007

Sincronizar Google Tasks com Outlook
Alguns leitores do meu beu blog perguntaram-me se é possível sincronizar o Google Tasks com o Outlook. Também me disseram que não é o mesmo. Entao eu comecei a pensar porque é que tantos utilizadores se estão a habituar ao Google Tasks?

Google Tasks API vs CalDAV API

Depois de fazer alguma pesquisa descobri que o API do Google Tasks na verdade não é o mesmo que o protocolo CalDAV e não é compatível com o CalDAV Tasks.

Como um utilizador do Google, devem reparar que o Google Tasks agrega os Calendários Google (usando o CalDAV API) na sua conta Google. Entretanto o CalDAV Tasks e o CalDAV Marcações (Appointments) pertencem à mesma família.





Uma das vantagens do Google Tasks API’s é a estrutura em árvore da secção Tarefas que permite criar tarefas dentro de outras tarefas.

Testar a nova aplicação do ECO’s

Há pouco tempo, recebi uma newsletter da EVO Software a informar-me que o seu Colaborador EVO agora é compatível com o Google Tasks. Na altura não prestei muita atenção a isso.

Desde que tenho o ECO no meu computador, pode verificar desta maneira se o Colaborador EVO para o Outlook realmente funciona com o Google Tasks:



  1. Faca o download da última versão do ECO a partir do site oficial da EVO
  2. Instale o ECO com definição de administrador
  3. Abra a configuração do perfil a partir do separador EVO e preencha a sua conta Gmail
  4. Clique em Teste e acabe a rotina OAuth
  5. A seguir irá ver o URL para Tarefas (Tasks) preenchido como o respetivo endereço URL
  6. Perto do URL para Tarefas (Tasks) se tiver pastas de tarefas múltiplas irá ver um atalho para uma pasta. Clique-a para selecionar que pasta pretende usar
  7. Clique em Aplicar e Sair
  8. Depois da sincronização acabar, vá para Tarefas (Tasks) e verá que os itens estão a ser listados.

ECO parece estar a funcionar com o Google Tasks. Mas é preciso confirmar se as aplicações em forma de árvore como a Importance e o Gmail Tasks do Outlook serão removidas. Eu escrevi para a EVO e mencionei essa questão e responderam-me para não me preocupar com isso já que a metadata será guardada.

Ontem, instalei o ECO no computador dos meus colegas. Viram o seu Google Tarefas sincronizar e verificaram o que tinham no seu Gmail web. Ficaram bastante contentes com o resultado.

Sem comentários:

Enviar um comentário