Popular Posts

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Sincronizar o Outlook com o servidor MailEnable

Sincronizar o Outlook com o servidor MailEnable

MailEnable Server é uma solução de mensagens popular para empresas de médio e pequeno porte. Uma das suas características úteis é a partilha de contactos, calendários e tarefas para fins de colaboração.


Uma alternativa decente ao Exchange


Para ser uma alternative ao Exchange, o MailEnable oferece o seu próprio conector para Outlook que permite que os utilizadores acedam à sua informação no servidor MailEnable. Mas por algum motivo, tem havido relatos dos utilizadores dizendo que o mesmo tem estado lento e com muitos erros.

Explorando os misteriosos URLs do CardDAV e CalDAV

Todavia, quando queremos aceder a dados do CardDAV e CalDAV no servidor MailEnable a partir de um outro software, como o Thunderbird por exemplo, precisamos de saber os URLs de contatos, calendários e tarefas. Mas como? É fácil! Usando um dispositivo iOS para adicionar um serviço CalDAV ou CardDAV. Você pode encontrar o verdadeiro URL em Advance Settings (definições avançadas).

Sobre descobrir uma solução CalDAV e CardDAV que realmente funcione no Outlook

Neste aspecto o EVO Collaborator for Outlook pareceu-me útil, sendo que o programa funciona em CardDAV e CalDAV URLs por descoberta automática. Aqui está como:


  1. Faça o download do EVO Collaborator for Outlook a partir do seu site oficial e instale.
  2. Abra o Outlook e vá para Configure profiles (configurar perfis)
  3. Digite o IP do seu servidor MailEnable assim: https://<Server_IP>:port
  4. Insira username (nome de utilizador) e palavra-passe. Em seguida, clique em TEST (testar)
  5. Os URLs da CardDAV e CalDAV aparecerão, como mostrado abaixo

Detectar pastas e escolher entre elas

No Configure profiles (Configurar perfis) do ECO (EVO Collaborator for Outlook), mesmo ao lado dos URLs, clicamos nos ícones de pasta para escolher entre a pasta pessoal ou a pública. Se selecionar a pasta pública então URLs públicos serão apresentados.

Se você usa o Outlook, então pode continuar com o ECO. Se precisar de aceder o servidor MailEnable a partir do Thunderbird, você pode copiar e colar os URLs acima no conector SoGO e plug-ins Lightning para o Thunderbird.

Sem comentários:

Enviar um comentário