terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Como sincronizar calendário do Outlook 2016-2019 com Google Gmail

Sincronizar contactos e calendário Gmail com Office365

Alguém recentemente perguntou-me “como posso sincronizar os meus contactos e calendários Gmail ?” Claro que você pode faze-lo!

Neste ano de 2020-2022, cada vez mais empregos exigem que as pessoas trabalhem em casa devido à pandâmica do COVID-19. Sincronizar calendário, contato e tarefa remotamente de casa para lidar com os colegas tornou-se um problema para quem nunca fez isso antes.

Como o Gmail e´ um serviço Cloud fornecido pela Google, nós devíamos estar a ver se o Google Apps Sync da Google para o MS Outlook providencia essa função.

GOOGLE-CALENDAR

A Google apenas providencia o Google Apps Sync para os seus clientes Google Apps, que pagam dinheiro para a Google em vez das suas contas gmail grátis.

E se você quiser sincronizar o Outlook com os contactos e calendários Gmail?

Contudo, tanto Gmail como Microsoft, e´ aqui que o dinheiro está. Como podem eles permitir-lhe que o faça tao facilmente e sem lucrar com isso?

Olhemos para uma solução independente. EVO Collaborator para Outlook e´ uma conexão para CardDAV e CalDAV.

eco_logo
Sync Google calendar to Outlook 2019
  Olhemos para dimensao da EVO, que tem apenas 7,2 MB. Incrivelmente, quando a Outlook e a ECO trabalham juntos, você pode permitir o Outlook sicronizar os seus contactos e calendários como Google CardDAV and CalDAV bi-direcionalmente.

O que e´ o CardDav e o CalDav?

O CardDAV e o CalDAV sao protocolos API comuns para IETF´s RFC para contactos e calendários. A Google está a usar esses API´s como a base para satisfazer as necessidades recuperação de informação dos seus clientes.

Como sincronizar o calendário Google com Outlook?

É fácil trabalhar com evo collaborator: Vídeo tutorial: Tutorial de texto:
  1. Faca o download ECO pelo Site Oficial EVO´s. (quando o instalar, por favor controle como administrador.

    DL-ECO-PT

  2. Abra o Outlook e clique em EVO (No Outlook 2007 chama-se barra de comando (command bar) e no Outlook 2013 e Outlook 2016-2019 chama-se laço (ribbon)
    eco_gui_eng_new
    syncronizar calendario do outlook com google
  3. Clique em configurar perfil (Configure profile) e selecione Perfil #6 (Profile #6) para preencher a sua conta Gmail no espaço em baixo de Endereço de mail completo e nome de usuário (Full e-mail address or username)

    eco_gmail_empty_profile_eng

  4. Como o Gmail usa OAUTH 2.0, irá ver uma janela de autenticação durante a deteção da conta, apenas autorize e prossiga.

    google_oath_pt

  5. Quando acabar, clique em Aplicar e Sair. Entao. Quaisquer contactos ou calendários adicionados na pasta Gmail irão sincronizar de modo bi-direcional. Quaisquer itens adicionados no seu telefone Android serão sincronizados para o Outlook.

    outlook2013_gmail_contact_pt

Aparte o que acabamos de falar, como sabe o CardDAV e o CalDAV estão escritos de acordo com padrões da industria, de modo que você pode esperar que funcionem com qualquer outro serviço CardDAV/CalDAV para as mesmas funções.

Construa a sua propria Cloud!

O Gmail e´ uma grande ferramenta para indivíduos, mas pode não ser tao adequado no que toca a um ambiente de trabalho onde muita informação e utilizadores estão envolvidos. Portanto, será realmente seguro por tudo na Cloud? Servidor de mail EVO Um dos modos mais fáceis é fazer o download e instalar o servidor de mail EVO. Logo que tenha a sua própria Cloud preparada, você pode enviar e receber mensagens mail tal como contactos, calendários e tarefas.

2022.12.13

Outros programas

  1. Sync-2: https://www.sync2.com/sync-outlook-on-multiple-pcs
  2. Alphar: https://www.alphr.com/sync-google-calendar-outlook/

12 comentários:

  1. Pelo que eu observei até agora, instalando e fazendo testes, o Eco só sincroniza unilateralmente os contatos, calendários e eventos do Google para o Outlook. Vou adquirir a versão paga e ver se funciona bilateralmente (até porque, são 30 dias para testar e ter o dinheiro de volta se não funcionar).
    Ainda assim, é uma excelente dica. Obrigado pelo post / tutorial e parabéns pelo site!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Olá,

      Pela minha experiência o Eco sincroniza bilateralmente. Se calhar durante a configuração houve algum erro, ou não selecionaste as pastas corretas. Experimenta contactar o apoio técnico (é em inglês) caso continue a ser unilateral. Eles costumam dar instruções passo a passo.

      Obrigado pelo apoio, abraços!

      Eliminar
  2. olá,

    no outlook tenho os contatos divididos por pastas. na sincronização mantém as pastas ou junta tudo numa pasta: contatos gmail?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nelson,

      Por agora o programa sincroniza todos os contactos numa só pasta, mas segundo com o apoio técnico de futuro a sincronização poderá ser por pasta.

      Eliminar
  3. Vim aqui parar pelo artigo do Pplware (boa ideia a publicidade por lá...), instalei esta app, configurei e o Outlook começou a encravar!

    Cada vez que reinicio voltava a encravar por isso desinstalei e desisti da ideia de sincronizar os calendários :\

    ResponderEliminar
  4. Muito boa dica Hugo, parabéns!
    Rodei no Windows 10 com Outlook 2010 sincronizou bi-lateralmente.
    Mas tenho uma dúvida, é FREE ou Trial? Em nenhum momento da instalação fala de licença ou versão de teste, mas no site tem uma versão PRO Edition.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom, agora que fui futucar mais e vi que na "Aba" EVO do Outlook mostra que a versão é TRIAL e a data de expiração.
      De qualquer forma até o momento o serviço está funcionando muito bem e vale a pena investir.

      Obrigado mais uma vez, abraço!

      Eliminar
  5. Valeeuuuu. Ganhei mais horas de vida hahahaha. Deixo tudo para o celular e note me lembrar

    ResponderEliminar
  6. Experimentei o sincronizou os contactos do Gmail com o Outlook.

    ResponderEliminar
  7. Boa Tarde, instalei esta aplicação e funcionou muito bem. Não deu qualquer problemas. Contudo, aparentemente é uma versão Trial de apenas uma semana. Não vi qual o custo após o periodo experimental.
    Gostaria de saber se é possível ligar mais do que uma conta Google ao outlook através do EVO.
    Muito Obrigado

    ResponderEliminar